segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Vida

vida 

s. f.

1. O período de tempo que decorre desde o nascimento até à morte dos seres.

2. Modo de viver.
3. Comportamento.
4. Alimentação e necessidade da vida.
5. Ocupação, profissão, carreira.
6. Princípio de existência, de força, de entusiasmo, de actividade (diz-se das pessoas e das coisas).
7. Fundamento, essência; causa, origem.
   8. Biografia.

Essa é a definição constatada pelo dicionário Priberam de Língua Portuguesa.


Mas o que eu acho da vida? E a sua vida? O que é por enquanto?

Acredito eu, que essas questões que sempre me rodeiam, nunca terão respostas exatas, e ainda bem.
Sempre serão conceitos que mudarão com o tempo, e eu mais do que agradeço por isso, porque acho que ninguém merece viver na mesma, sem mudar de idéias.

Hoje a sua vida é mamar, dormir, sujar a fralda, tomar banho, ir à pracinha, observar, conhecer, ouvir, assimilar e dar risada, MUITA risada.
Você por enquanto aprende tudo a cada dia, aprende que você habita um corpo, uma casa, uma família, um mundo.

E eu, que minha vida até agora pouco era outra, e em pouco tempo está completamente diferente.
Hoje minha vida é ser mãe, é te olhar, te cuidar, brincar junto de você, cuidar de mim para ser seu alimento, cuidar da mente para ser o seu suporte.

Mas a vida também é uma grande viagem neste mundo, e a partir do dia que você surgiu, as nossas vidas se cruzaram neste grande ponto de encontro, onde eu, você e seu pai, resolvemos juntar as tralhas e traçar essa jornada juntos.

Jornada que eu nunca imaginei ser tão prazerosa. Nunca achei que o sorriso de uma pessoa, mesmo que pequenininha, pudesse trazer tantos bons sentimentos ao coração. Eu nunca achei que uma vida nova trouxesse tantas coisas boas ao seu redor.

E falando em conceitos de vida, quando minha vida era ser criança, me divertir, e não ter responsabilidade, eu podia jurar que a vida seria sempre assim. Que nós sempre seríamos criativos, que sempre teríamos disposição para ser felizes, que sempre nos divertiríamos com poucas coisas.
Achava que ser adulto era chato, e não entendia como as crianças viravam aquelas pessoas sem graça.
Até que eu cresci (não tanto assim) e já estava vendo todas as coisas boas de ser criança indo embora. Já estava crescendo o cinismo dentro de mim, e o pouco de imaginação que havia estava querendo sair.
A disposição para ser feliz estava dando lugar para a disposição às coisas fúteis, e por menos consumidora que eu fosse, o materialismo já estava com os pés na porta. E por aí vai.

Eu tinha virado uma adulta, mas bem daquelas que eu sempre detestei. E o pior, eu sempre fingi que não. Que a vida era a mesma e que eu era uma pessoa legal.

É lamentável que eu tenha precisado de uma mudança drástica de comportamento pra ver o que é importante na vida. Mas ao mesmo tempo é maravilhoso o jeito que a vida resolveu mostrar isso pra mim.

Hoje o espírito de criança está de volta dentro de casa. Você traz de volta todos os dias a essência básica da sabedoria, da pureza, da bondade e do amor. E não essa vontade adulta de achar que sabe de tudo.
É lindo ver em pequenas evoluções, como o simples fato de conseguir segurar algo com suas próprias mãos, que eu vejo o quanto eu tenho que aprender ainda sobre o que é a vida.

Então a gente volta ao questionamento inicial, o que eu acho da vida?

Acho que a vida é um presente maravilhoso de Deus, acho que é a maior benção que podemos receber. Acordar todos os dias, ter o mundo lá fora, cheio de lugares, coisas e pessoas para observar, aproveitar, conhecer, conversar e absorver. Penso que não há nada mais maravilhoso do que poder ver um dia após o outro, deitar a cabeça no travesseiro depois de um dia inteiro a lado de quem amamos (ou simplesmente tê-los no pensamento e no coração).

Agradeço todos os dias por cada barulho que pude ouvir, cada cor e movimento que pude ver, cada cheiro que senti, cada pessoa ou objeto que toquei, cada alimento que entrou em minha boca, cada passo que dei, cada movimento que pude realizar.
E desde que você chegou agradeço demais cada movimento que você realiza, cada choro, cada descoberta, cada risada, cada mamada sua. Simplesmente pelo fato de você ser saudável, perfeito e abençoado. Ainda não há e acho que nunca vai haver descrição quanto a este sentimento materno de ser agradecida simplesmente por você existir.

Agora, eu não sei o que pensarei sobre a vida daqui pra frente, mas estou ansiosa para descobrir e crescer.
Mas uma coisa é certeza, que não importa quais as circunstâncias, a vida é sempre maravilhosa.
Acredito que há alguém superior a nós que nos ajuda, e algumas vezes não entenderemos suas decisões e poderemos até sofrer, mas mesmo sem entendimento do momento, a vida é e sempre será maravilhosa.


Que tal então fazermos o melhor com tudo isso que temos?






Nenhum comentário:

Postar um comentário